Será que Deus tem uma esposa? O culto a Asherah em Israel

A afirmação recente de que Deus tinha uma esposa foi feita por Francesca Stavrakopoulou, uma ateia do Departamento de Teologia e Religião da Universidade de Exeter. A afirmação não é nova, na verdade foi trazida de volta para promover a série “Segredos Enterrados da Bíblia” da BBC. Embora a alegação soe ridícula, há realmente uma boa quantidade de evidências de que povos antigos no Oriente Médio adoravam diferentes deuses e deusas, uma das quais era chamada “Asherah”. No entanto, contrariamente às afirmações de muitos estudiosos, a Bíblia de forma alguma tenta encobrir esses fatos, na verdade os traz à tona como exemplo do pecado de idolatria. Esse artigo examina essas evidências e as maneiras de serem interpretadas.

Asherah na Arqueologia
Como argumento em favor da alegação de que Deus tinha uma esposa, temos uma inscrição encontrada em Kuntillet Ajrud, local no nordeste da península do Sinai , datando de 800 a.C.,  que diz: “Jeová de Samaria e sua Asherah” e “Jeová dos Teman e sua Asherah”. Jeová é a palavra hebraica para Deus. Uma inscrição similar foi encontrada em uma tumba do mesmo período em Khirbat El-Qom. Outros artefatos religiosos, como altares, chifres, cinzas, ossos de animais e estatuetas do sexo feminino, foram encontrados espalhados sobre o Oriente Médio, principalmente em casas de indivíduos, ao invés de locais oficiais de culto (por exemplo, Jerusalém ). William G. Dever, que fez boa parte da pesquisa sobre os artefatos, acredita que eles representavam um culto a Asherah [1] como ele havia sugerido 20 anos atrás. Durante os séculos 8º e 9º a.C. , estas figuras femininas eram comuns em todo o Oriente Médio, sugerindo sua utilização generalizada.

Asherah na Biblia
Ao contrário das afirmações de alguns, a Bíblia não tenta encobrir a existência de Asherah ou  o fato de que ela foi adorada em Israel. Na verdade, Asherah é mencionada nos livros bíblicos de Êxodo, Deuteronômio, Juízes, 1 Reis, 2 Reis, Crônicas,  Isaías, Jeremias e Miqueias. A maioria das descrições sugerem que Asherah era uma árvore ou um poste esculpido, provavelmente representando aa deusa conhecida como Asherah, Ashira ou Athirat. Na maioria das vezes, a Bíblia associa Asherah associado com o deus Baal.[2-5] A Bíblia também descreve uma suposta “rainha do céu”, [6-7], que provavelmente seria a “esposa” de Deus . No entanto, em um dos relatos de Jeremias, o próprio Deus diz que Ele entristeceu-se com adoração dos israelitas aos ídolos da “rainha dos céus”. [6] As mulheres que estavam fazendo oferendas à “rainha do céu”, faziam isso por sua própria superstição.[7] Deus não estava mantendo-os seguros o suficiente, então eles faziam oferendas aos outros deuses e deusas dos povos vizinhos, para que assim obtivessem proteção.

De acordo com a história bíblica, cerca de metade dos reis de Israel adoraram a outros deuses, e edificaram altares a Asherah para eles. A Bíblia ainda indica que alguns desses postes a Asherah foram feitos em Samaria[9], que é o lugar onde os arqueólogos descobriram eles! Então, o fato de que arqueólogos encontraram Asherah na Samaria não é  realmente surpreendente! Seria mais surpreendente se eles não os encontrassem! Será que a Bíblia tentou encobrir a adoração a outros deuses e deusas em segredo? Não! É desonesto afirmar algo assim!

Conclusão

São as mesmas alegações de sempre partindo dos ateus: “os israelitas eram politeístas e na verdade, Jeova, o Deus da Bíblia era apenas um dos muitos que eles adoravam”. Dessa forma, a Bíblia estaria tentando encobrir o fato de que os israelitas eram politeístas. O problema é que a Bíblia admite que os reis se desviaram e adoraram a outros deuses! O fato que a arqueologia confirma tais exemplos de adoração a ídolos em Israel não é nenhuma surpresa! E só para clarificar, a Bíblia diz que Deus tem uma esposa – que consiste em ninguém menos que o Seu povo!

Referencias
1 – William G. Dever. Did God Have A Wife? Archaeology And Folk Religion In Ancient Israel. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2005.
2 – Juízes 3:7 e Juízes 6:25-30
3 – I Reis 14:15, I Reis 14:23, I Reis 15:13, I Reis 16:33 e I Reis 18:19
4 – II Reis 13:6, II Reis 17:10, II Reis 17:16, II Reis 18:4, II Reis 21:3, II Reis 21:7, II Reis 23:4, II Reis 23:6, II Reis 23:7, II Reis 23:14-15
5 – II Cronicas 14:3, II Cronicas 15:16, II Cronicas 17:6, II Cronicas 19:3, II Cronicas 24:18, II Cronicas 31:1, II Cronicas 33:3, II Cronicas 33:19, II Cronicas 34:3, II Cronicas 34:4 e II Cronicas 34:7
6 – Jeremias 7:18
7 – Jeremias 44:17-29

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s