Deus é uma Trindade ou uma Tríade?

Deus é uma Trindade ou uma Tríade?

A doutrina da Trindade tem causado muita confusão entre os cristãos. Algumas pessoas tem visto a Trindade, de forma errônea, como se fosse uma Tríade. Mas, qual a diferença?

A doutrina da Trindade é o ensinamento de que existe apenas um Deus em todo o Universo, nenhum antes e nenhum depois dEle (Isaías 44:6,8) e que Ele consiste de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa do Filho, que não é a mesma pessoa do Espírito, que não é a mesma pessoa do Pai. Ainda assim, não existem três deuses, mas apenas um.

Em contraste com a trindade, uma tríade consiste de três deuses separados. Cada um é um deus. Portanto, a doutrina da tríade é que o Pai é um deus, o Filho é um deus, e o Espírito Santo é um deus. Essa não é a doutrina da Trindade e não é bíblica.

Os mórmons defendem a doutrina de uma Tríade, não a Trindade. Apesar de usarem a palavra Trindade para designar seus ensinamentos, eles não defendem a doutrina da Trindade como é apresentada no Cristianismo Bíblico. No mormonismo, o Pai tem um corpo de carne e osso e costumava ser um homem em outro mundo, mais tarde se tornando um deus e vindo a este mundo. Jesus é o primeiro filho entre esse deus e sua esposa deusa. Jesus mais tarde se tornaria um deus. E o Espírito Santo é um deus também.

A organização das Testemunhas de Jeová costumam usar a falácia do espantalho, apresentando a doutrina da Trindade como se fosse a doutrina da Tríade, ensinando que os Trinitarianos acreditam em três deuses. Isso não poderia estar mais distante da verdade.

Se algum dia ouvir alguém atacando a doutrina da Trindade, ou “defendendo-a” de forma errada, deixe as diferenças entre Trindade e Tríade exatamente claras.

Anúncios

Um comentário em “Deus é uma Trindade ou uma Tríade?

  1. Sou adventista do sétimo dia , não é que a igreja não ensine a diferença entre a tríade e a trindade, ms não tenha eu tido a curiosidade de estudara os termos e ver a diferença. Agora me deliciei com a matéria e confesso que fiquei devidamente esclarecido a ponto de ensinar a outros que tenha a mesma dúvida que eu tinha.Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s